PINPOINT CONTROLADOR DE ORP (REDOX) 120VAC



PINPONT CONTROLADOR DE ORP REDOX 120 VAC
I. Visão geral.

Este aparelho consiste de um monitor e controlador de ORP, que controla equipamentos externos com base na leitura do ORP da água. Leia atentamente e siga minuciosamente as instruções desse manual, principalmente na utilização de Ozônio, que pode trazer resultados indesejáveis se não for bem controlado. Atenção principalmente no posicionamento da probe. Deve-se verificar a calibração e o tempo de uso da probe com frequência. O controlador segue a programação e não tem inteligência para saber quando algo está errado. Se a probe não estiver colocada corretamente na água, a leitura pode ser prejudicada e o Ozônio pode ser liberado de forma descontrolada. A instalação do controlador não significa que não é mais necessária a verificação do Sistema. É importante prestar atenção no sistema e conferir as instalações para evitar possíveis catástrofes.

II. Especificações

Intervalo de medida do ORP - 1,999 a +1,999 mV.
Intervalo de programação do controlador de ORP - 0 a 1,000 mV.
Display LCD.
Precisão - 1 mV.
2 saídas independentes de 3 Amperes (120V).

III. Display e Funções
Display LCD: Mostra o ORP medido pela probe, ou a programação de ORP máximo e mínimo.
Power LED: Indica que o controlador está ligado.
ORP LED: Indica que o valor mostrado no display LCD é o valor do ORP da água (posição READ da chave seletora).
CALIB: Potenciômetro utilizado na calibração da probe. A Calibração deve ser feita antes da primeira utilização e mensalmente, para garantir a qualidade da medição. Conecte a probe no controlador, coloque a chave seletora na posição READ, mergulhe a probe no liquido de calibração 400mV e gire delicadamente o potenciômetro, com a chave de fenda fornecida, até que o display LCD esteja em 400mV. Descarte o líquido de calibração após o uso e enxague a probe antes de coloca-la na água.
SET POINT Range: Potenciômetro utilizado para definir o intervalo de programação do controlador (melhor explicado no item V).
SET POINT Center Value - Potenciômetro utilizado para definir o valor ideal do ORP desejado (melhor explicado no item V).
Chave Seletora HIGH/READ/LOW – define o que será mostrado no display, onde HIGH é o valor máximo definido para o ORP, READ é o valor medido pela probe e LOW é o valor mínimo definido para o ORP.
OUT1: Indica que a saída 1 está ligada.
OUT2: Indica que a saída 2 está ligada.
Hi: Indica que a chave seletora está na posição HIGH.
Lo: Indica que a chave seletora está na posição LOW.
SAÌDAS 120V: A Saída 1 é energizada quanto o ORP está acima do limite e a Saída 2 é energizada quando o ORP está abaixo do limite. Um Ozonizador deve ser ligado na saída 2, LOW.

Probe ORP
A Probe ORP é fornecida com o controlador. A tampinha plástica que protege o eletrodo durante o transporte, deve ser gentilmente removida antes da utilização. Enxague o eletrodo para remover o fluido de armazenagem que fica dentro da tampinha plástica. A Probe vem com uma ventosa para auxiliar na fixação, mas um método mais seguro de fixação para manter a probe na posição correta é recomendável.


IV. Informação Importante Sobre o Posicionamento da Probe

Enquanto o controlador estiver em operação, é imprescindível que a ponta da probe (eletrodo) esteja mergulhado a 2,5cm de profundidade na água. Se o nível da água ficar a baixo dessa recomendação, a probe não fará a medição corretamente. A medição incorreta pode fazer com que equipamentos ligados ao controlador funcionem ou fiquem desligados, independente dos valores correto do ORP.
Verifique a variação de nível de água, se houver, para garantir que a probe não fique fora da faixa recomendada. Verifique esse posicionamento frequentemente.


V. Ajuste do Controlador
O Controlador PINPOINT® de ORP é capaz de controlar os parâmetros de ORP entre 0 e 1,000mV. Após selecionar o Center Value no valor de ORP ideal para seu Sistema, ajuste o Range desejado, sendo que o range é o valor a mais ou a menos permitido antes que a saída 1 ou 2 sejam acionadas. Para isso, serão utilizados os potenciômetros Range e Center Value.
Ajustando o SET POINT
1. Determine os valores que pretende utilizar de ORP mínimo e máximo.
2. Gire cuidadosamente o Range até o mínimo.
3. Coloque a chave seletora na posição LOW. Gire o Center Value até atingir o valor mínimo de ORP desejado.
4. Coloque a chave seletora na posição HIGH e verifique se o valor máximo está correto.
5. Gire o Range, alternando entre LOW e HIGH, até que o intervalo esteja dentro do desejável. Pode ser necessário girar o Center Value algumas vezes também, para acertar os valores.


VI. Conectando Aparelhos Controlados
O Controlador PINPOINT® de ORP é capaz de controlar, ligando e desligando, aparelhos, de acordo com os valores definidos de ORP.
Os aparelhos devem estar de acordo com as especificações da saída, 120V e 3 Amperes.

Acqua Distribuidora - Rua Dr. Jesuíno Maciel, 805 - Campo Belo - São Paulo - (11)5096.1120 - acqua@acquadistribuidora.com.br

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 09h às 17h
® Acquadistribuidora.com.br. Todos os direitos reservados.